sábado, 6 de novembro de 2010

Conselheiros refletem sobre ministérios e carismas enquanto serviço na vida da RCC

 Até domingo, dia 7 de novembro, o Conselho Nacional da RCC está reunido no Rio de Janeiro para avaliar e planejar ações para o Movimento. Nesta sexta-feira (05), após a Missa presidida por Dom Alberto Taveira e a oração da manhã, o coordenador de São Paulo, Reinaldo Beserra dos Reis, conduziu um ensino que teve por objetivo dar início a uma reflexão interna do Conselho Nacional a respeito dos ministérios e carismas enquanto serviço na vida da Renovação Carismática Católica.


Reinaldo começou fazendo  um resgate do significado do termo com base em passagens bíblicas e documentos da Igreja. Os ministérios têm que funcionar de forma orgânica, devem existir uns para os outros, e não de forma centralizadora e como um fim em si mesmos, sem conexão com o todo do corpo, lembrou Reinaldo. Disse isso, destacando também que os mesmos devem  estar  a serviço do organismo que os gerou: "Todo e qualquer ministério deve concorrer para que seja promovido aquilo que o organismo que o legitimou tem por prioridade". E questionou: "Os ministérios têm dado apoio, trabalhado o que são prioridade, definidas pelo Conselho Nacional?"

A obra de Deus só pode ser feita pelo poder do Espírito (cf. I Pe 4, 4-11).  Nessa perspectiva, Reinaldo alertou que é preciso estar vigilante para  não cair na tentação de ser insubmisso à vontade de Deus, como aconteceu com Adão. Deus outorgou a ele o domínio sobre a criação, mas Adão não quis se submeter: "Adão quis administrar sem estar submisso. Esse é o problema que perpassa os servos: querer viver, ainda que desfrutando das coisas que Ele concede, à margem Dele. Servo que se arvora em senhor", exortou.

"O que o Ministério está fazendo? Qual o seu propósito?  Está a serviço do todo? Todos juntos em função do corpo? Está acontecendo isso? Os carismas se complementam?", indagou novamente.

O conselheiro também chamou a atenção para o problema da falta de escuta ao Espírito. "Se eu não me coloco à escuta, eu não sei para que lado Ele quer que eu vá, eu uso as minhas forças, o carisma a meu favor, segundo meus interesses, segundo meus critérios. Visando a certas coisas que não são próprias do carisma", ponderou.Depois da formação, os conselheiros fizeram observações a respeito deste tema, concordando que o mesmo deve ser aprofundado. Assim, na próxima reunião do Conselho a ser realizada em janeiro de 2011 o assunto ministérios voltará a ser debatido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário