quarta-feira, 27 de março de 2013

Reflexões da Semana Santa: Quinta-Feira

Quinta-Feira Santa

Oh! Beleza de toda beleza! Formosura 
de toda formosura!
Alegria de toda alegria! 
Amor
 de todo verdadeiro amor...
Verdade de toda verdade, 
Escondido, 
mas sempre está presente.
Glória a Deus,
 Glória ao Santíssimo! 
(Glória ao Santíssimo -Toca de Assis)

Jesus em sua última ceia antes de ser crucificado pelos nossos pecados, entregou aos seus discípulos o seu corpo e o seu sangue. Aquele mesmo sacrifício que seria realizado na sexta-feira, Ele o antecipou para a noite memorável de quinta-feira. Jesus deu à Igreja o seu corpo e o seu sangue, não morto, mas vivo e real. Jesus institui o sacramento da eucaristia, mas também institui o sacramento da ordem, Ele dá poder aos seus discípulos para que eles também possam consagrar as espécies do pão e do vinho para que elas se transubstanciem em seu corpo e seu sangue.
E para que Jesus realizou isto?
Para que sua presença concreta se perpetuasse pelo tempo, acompanhasse seu povo até chegar a parusia. No evangelho de João no capítulo 6 e no versículo 53 Jesus nos diz “Em verdade, em verdade vos digo: se não comerdes a carne do filho do homem, e não beberdes o seu sangue, não tereis a vida em vós mesmos...”. Jesus queria que sua presença real fosse adorada, Ele queria que seus filhos se alimentassem de sua carne e de seu sangue.
São Francisco de Assis se dobrava em adoração todas as vezes que via uma Igreja por que sabia que dentro daquela Igreja estava o corpo do Senhor Jesus. Os anjos não podem comer a carne do Senhor Jesus, nós na eternidade não poderemos também. Portanto, adore Jesus, se alimente do seu corpo e do seu sangue.

Por José Celestino, coordenador diocesano do ministério de pregação.


Nenhum comentário:

Postar um comentário